Tarcísio Daniel, diretor presidente da CARPEC, participa de missão técnica em Dubai

Tarcísio Daniel, diretor presidente da CARPEC, participa de missão técnica em Dubai

Organizada pela Ocemg, participaram cooperativas do Sul de Minas, Zona da Mata, e a CARPEC representando a Região do Cerrado Mineiro

Na última semana, entre os dias 09 e 13 de janeiro, o diretor presidente da CARPEC, Tarcísio Daniel, esteve representando a CARPEC em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A visita tratou de uma missão técnica formada pelo Sistema Ocemg – Central das Cooperativas do Estado de Minas Gerais. Foram convidadas cooperativas do Sul de Minas, da Zona da Mata (regiões produtoras de cafés) e a CARPEC, representante do Cerrado Mineiro.

Na ocasião a comitiva visitou a torrefação Coffee Planet, que compra cafés de 20 origens diferentes, inclusive do Brasil: “fomos recebidos por uma mineira, que é a CEO da empresa. O trabalho dessa torrefação é muito importante, eles formam os blends de acordo com as demandas dos consumidores e escoa a produção para várias torrefações menores daquela região”, explica o presidente Tarcísio Daniel.

Além da visita a Coffee Planet, o grupo conheceu também o DMCC - Dubai Multi Commodities Centre, maior zona de livre comércio dos Emirados Árabes Unidos, localizada no distrito de Jumeirah Lake Towers - Zona Franca de Dubai; oportunidade para entender o suporte na circulação de quaisquer comodities no país.

“Dubai sempre foi muito rico em petróleo e tinha uma cultura econômica bastante restrita. Como o petróleo é uma fonte esgotável e com expectativa de extração para apenas os próximos dez anos, diante desse cenário, resolveram abrir a economia para todo o mundo e foi criado diversos acordos e laços com outros países, inclusive com o Brasil, tanto quanto ao acesso a Dubai, quanto às questões econômicas. Criou-se a zona franca, com o DMCC, para movimentação de comodities; hoje a economia de Dubai já não depende exclusivamente do petróleo”, ressalta Tarcísio.

No restante da semana a comitiva participou da Word Of Coffee, espécie de feira internacional de café, ocasião para estreitar laços com agentes importantes da cafeicultura mundial. O objetivo da feira é promover comunidades globais e melhorar a qualidade, sustentabilidade, lucratividade e equidade da cadeia de cafés especiais.