Confira os registros da 3ª Etapa Campeões CARPEC

Confira os registros da 3ª Etapa Campeões CARPEC

Na quinta-feira (26/10), no salão de eventos do Ponte de Terra Tênis Clube, em Carmo do Paranaíba – MG, a CARPEC celebrou mais uma edição da Etapa Campeões CARPEC, um evento que se consolida como um dos momentos mais importantes no calendário da cooperativa e valoriza a produção de cafés especiais no Cerrado Mineiro. Com 37 produtores inscritos, 56 amostras e 16 finalistas, a competição foi acirrada, refletindo o empenho e dedicação dos produtores em busca da excelência em seus produtos.

Juliano Tarabal, Diretor Executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, ressaltou a importância do evento, dizendo: "premiamos hoje os melhores cafés dos cooperados CARPEC, em cada categoria que compõem o Prêmio: Cereja Descascado, Fermentação Induzida e Natural. O primeiro colocado está automaticamente classificado para o 11º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, que acontece dia 30 de novembro em Uberlândia – MG. Os demais, segundo, terceiro, quarto e quinto, entrarão em um ranking com outros 60 produtores das outras cooperativas para concorrerem também a premiação regional, contemplando os 55 municípios do Cerrado Mineiro."

Tarcísio Daniel, presidente da CARPEC, destacou o comprometimento dos cooperados em buscar a qualidade como diferencial competitivo: "nós percebemos a cada dia que os nossos cooperados produtores têm se esforçado e entendido que somente através da qualidade conseguimos romper as barreiras da competitividade e as barreiras dos mercados nacionais e internacionais, consequentemente alcançando os melhores preços."

Durante a cerimônia de premiação, houve também uma oportunidade de destacar o incrível trabalho realizado pelo projeto "Mulheres que Inspiram", iniciado em 08/03/2023 pela cooperativa e em constante desenvolvimento desde então, com o propósito de apoiar e fomentar as conquistas das mulheres no campo.

Além disso, foram apresentadas as vencedoras do Prêmio Nucoffee, promovido pela Syngenta, que incluiu seis produtoras excepcionais que fazem parte do projeto. A dedicação incansável e a notável eficiência de cada uma das premiadas não apenas se sobressaíram pela produção de alta qualidade, mas também contribuíram para elevar a produção de cafés especiais.

Tatiana Oliveira, gestora do projeto "Mulheres que Inspiram", compartilhou o objetivo da iniciativa: "o propósito da criação deste projeto é inspirar, incentivar e capacitar nossas cooperadas produtoras por meio de treinamentos, visando à produção de cafés especiais. Nossa meta é expandir ainda mais este projeto no futuro, buscando que elas alcancem cada vez mais sucesso na produção de cafés de altíssima qualidade."

Durante a cerimônia foi celebrado uma parceria que promete elevar a qualidade dos cafés a patamares ainda mais excepcionais. A CARPEC e o Sicoob Credicarpa se uniram para promover o processamento, inovação e modernização, impactando positivamente na produção dos seus cooperados. Valorizar o empenho e dedicação dos produtores é um compromisso mútuo das cooperativas.

O Presidente da CARPEC, Sr. Tarcísio Daniel, e o Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credicarpa, Sr. Lisandro Coutinho Borges, assinaram no palco um termo de cooperação para financiar a construção e ampliação de terreiros, bem como a aquisição de máquinas e equipamentos. CARPEC e Sicoob Credicarpa construindo através da intercooperação um futuro mais promissor para o café de qualidade.

Uma noite especial, para destacarmos a importância da cafeicultura e contemplarmos a excelência da produção cafeeira em nossa região, que será representada na Etapa Regional através dos vencedores:

Categoria Cereja Descascado: 1° - Mariana Lima Veloso 2° - Sérgio Ricardo Queiroz Barbosa 3° - Roberta Soares Pereira

Categoria Fermentação Induzida: 1° - Rômulo Xavier Carneiro Furtado Andrade 2° - Roberta Soares Pereira 3° - Poliana Mara de Oliveira Pereira 4° - Pedro Humberto Veloso 5° - José Geraldo da Silva

Categoria Natural: 1° - Jander Oliveira Pacheco 2° - Denise Soares de Melo Pereira 3° - Éder dos Reis Machado 4° - Kazuyuki Kinjo 5° - Rômulo Xavier Carneiro Furtado Andrade

Jander de Oliveira Pacheco, o campeão da Categoria Natural, expressou a alegria e o amor pela cafeicultura que impulsionou sua família a participar do concurso: "o diferencial da produção de cafés da família Oliveira Pacheco é o capricho e o amor que temos pela cafeicultura. O café nos une. Sempre tivemos o sonho de participar de um concurso, esse foi o primeiro ano que participei e conseguimos sair como vencedores da Categoria Natural."

Além da competição em si, a Etapa Campeões CARPEC contou com o apoio e parceria de empresas de destaque que compartilham do compromisso em elevar a qualidade e a reputação do café da região, tais como Sicoob Credicarpa, Syngenta, Stonex e Sebrae.

A cooperativa CARPEC agradece a todos que contribuíram para o sucesso do evento, incluindo produtores cooperados, familiares, exportadores, profissionais do setor, parceiros, patrocinadores, imprensa, clientes e lideranças do setor. O convite já está lançado para a inscrição na próxima safra, 2023-24.

Parabéns a todos os campeões CARPEC, e boa sorte aos cooperados finalistas na Etapa Regional, que acontecerá no dia 30 de novembro, em Uberlândia, onde continuarão a representar com orgulho a excelência da produção de café do Cerrado Mineiro.

TODAS AS FOTOS DISPONÍVEIS AQUI: https://drive.google.com/drive/folders/1xFnJyiS_CsMzGSdeGdQ8M31X9LKjMusj?

Fonte/entrevistas: Rádio Paranaíba e Máximus

Fonte: Comunicação CARPEC