CARPEC realiza Assembleia Geral Ordinária

CARPEC realiza Assembleia Geral Ordinária

A Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba Ltda – CARPEC realizou, na quarta-feira (15/03), no Lions Clube de Carmo do Paranaíba-MG, sua Assembleia Geral Ordinária (AGO) para prestação de contas do exercício de 2022, destinação das sobras, aprovação do planejamento para o ano de 2023, eleição do Conselho de Administração e Fiscal, dentre outros assuntos constantes na pauta.

Foram apresentados durante a AGO, o parecer da auditoria externa, ou seja, auditoria das demonstrações contábeis, que tem por objetivo dar a credibilidade necessária aos associados e demais interessados, sobre a sua situação patrimonial e financeira da cooperativa, bem como sobre o resultado apurado no exercício e também o parecer do conselho fiscal aprovando as contas do exercício 2022.

Todos os assuntos constantes no edital de convocação foram submetidos à votação e foram aprovados por unanimidade pela Assembleia Geral Ordinária, demonstrando, portanto, o grau de satisfação dos associados com os resultados obtidos no exercício.

Conforme edital publicado na data do dia 13 de fevereiro de 2023, cumprindo o que determina o artigo 32 do Estatuto Social, tendo em vista a formação de chapas de candidatos aos cargos eletivos da cooperativa, foi inscrita junto ao Comitê Eleitoral apenas uma chapa, a qual foi, portanto, eleita por aclamação, sendo composta da seguinte maneira:

Conselho de Administração: Tarcísio Daniel da Silva (presidente), Eudes Ancelmo de Assis Braga (vice-presidente); Conselheiros: Daniel André da Silva, Leonardo Bontempo, Luiz Henrique Resende de Azevedo, Rômulo Xavier Carneiro Furtado Andrade, Tereza Cristina Teixeira Silva.

Conselho Fiscal - Conselheiros efetivos: André de Souza Teixeira, José Álvares de Mendonça Neto e José Ernane de Oliveira; Conselheiros suplentes: Evaldo Marinho Pereira, Lucas Teixeira Alves e Maycon Kyoiti Tomizawa.

Em sua fala, o atual diretor-presidente e reeleito Tarcísio Daniel da Silva ressalta que o cooperativismo é uma filosofia de vida e que as pessoas que se envolvem neste movimento acabam se apaixonando. O presidente da CARPEC também menciona a importância da entrada dos novos conselheiros e do novo diretor vice-presidente:

“Havia colocado meu nome à disposição do Conselho no final deste mandato, mas eles me pediram para lançar uma chapa novamente pelo menos para mais um período. Estamos vindo de um momento de pandemia, guerra entre Rússia e Ucrânia, que são coisas que causam impacto, muito embora o cooperativismo é tão forte, que mesmo com esses problemas, continuamos crescendo em faturamento, em nossa prestação de serviço, em nosso quadro social... porém, por questões estatutárias, tivemos que fazer a troca na vice-presidência da CARPEC, onde saiu o Vanderlei Silva, que aproveito a oportunidade para registrar toda minha gratidão por esse tempo dedicado a CARPEC e está chegando agora o Eudes Ancelmo Braga (novo diretor vice-presidente), que é uma pessoa que temos um carinho, um respeito e uma admiração pelo seu empreendedorismo. Além disso, tivemos que fazer as renovações estatutárias também em nosso conselho. Saíram o José Ernane e o Antônio Coimbra do nosso Conselho de Administração e, pela primeira vez na história da CARPEC, trouxemos uma mulher, a Tereza Cristina, e também um jovem, o Rômulo, que é um especialista em mercado internacional de café, e que conhece também da ‘porteira pra dentro’. São nomes que no meu ponto de vista, trata-se de pessoas preparadas e comprometidas com o cooperativismo e que nos ajudará a conduzir a CARPEC neste próximo período”.

Tereza Cristina, primeira mulher a compor o Conselho de Administração da CARPEC, ressalta toda sua satisfação e orgulho por assumir essa nova empreitada: “para mim é uma satisfação muito grande, fiquei muito emocionada com o convite... sou filha de um dos fundadores da CARPEC (Antônio Celso). Estou aqui para aprender, para acrescentar e fazer o possível para trazer mais mulheres para essa área que ainda é muito masculina. Sou uma entusiasta e uma fã número um da CARPEC, pois desde criança acompanho a cooperativa, ao lado do meu pai que, além de ser um dos fundadores, também foi presidente. Vivi o crescimento da CARPEC, à proporção que a cooperativa tomou e a importância que ela tem não somente para Carmo do Paranaíba, mas para toda região”.

Vanderlei Silva, que deixa o cargo de vice-presidente, relembra sua trajetória na CARPEC e registra sua gratidão a toda família da cooperativa: “foram seis anos como vice-presidente da CARPEC, isso para mim foi de um aprendizado muito grande; dentro deste período presenciei uma grande evolução da cooperativa. Tenho muito a agradecer ao presidente Tarcísio, a todos os funcionários... a nossa região gira em torno do agronegócio e a cooperativa está aí para dar todo suporte ao produtor. Tenho certeza que seguiremos em excelentes mãos: com o presidente Tarcísio Daniel, que é uma pessoa que tem um conhecimento profundo e agora também está vindo o Eudes Braga, para ocupar o cargo que estou deixando (vice-presidente), que é outra pessoa com vasto conhecimento nessa área, um gestor muito competente: a CARPEC só tem a ganhar e crescer com esses nomes à frente pelos próximos três anos”.

Fonte: Texto: Comunicação - CARPEC / Fonte - entrevistas: Fábio Amaral - Rádio Planeta