CARPEC lança projeto Mulheres que Inspiram

CARPEC lança projeto Mulheres que Inspiram

Evento contou com palestra e homenagens a mulheres que fazem a diferença na produção cafeeira

Na tarde desta quarta-feira, (08/03), no Dia Internacional da Mulher, foi realizado no Lions Clube de Carmo do Paranaíba, o evento de lançamento do projeto "Mulheres que Inspiram", em um encontro muito especial ao lado de mulheres que fazem a diferença na produção cafeeira, e que depositam todo seu esforço, carinho e dedicação ao trabalho que desenvolvem com tamanha excelência. O evento foi organizado pela CARPEC, através da CARPEC Coffee e contou com patrocínio da empresa parceira Bayer.

O encontro foi aberto com a palestra “Protagonismo Feminino em Cooperativas: como construir uma rede de referências e inspiração com outras mulheres no Agronegócio”. conduzida pela Doutora Raquel Santos Soares Menezes, que é docente e pesquisadora na UFV na área de Administração, com projetos relacionados à Gestão de Pessoas, Gênero e Agronegócio, com mais de 15 anos de experiência.

Doutora Raquel ressalta a importância desse encontro e do lançamento deste projeto. “O evento Mulheres que Inspiram teve um papel muito importante para dar início a uma nova fase na organização de mulheres na cafeicultura em Carmo do Paranaíba. De certa forma, podemos dizer que Carmo foi pioneira nesses encontros. No ano de 2014, foi realizado pela Assocafé o primeiro encontro das mulheres do café na Região do Cerrado Mineiro. Ao longo desses quase dez anos, vimos que várias ações pontuais foram realizadas. Mas ao mesmo tempo, faltava um programa mais estruturado que realmente tivesse um grupo articulado com lideranças, metas e planejamento claro de onde se deseja chegar. E nesse evento isso tudo ficou muito claro: a CARPEC quer, de fato, trabalhar o pilar da sustentabilidade no eixo social, e sem dúvida nenhuma, isso é uma das dimensões mais importantes da sustentabilidade. Quando falamos de mulheres, estamos falando de gente, do ser humano, de todas as nossas relações, família, trabalho... e o próprio cuidado com o meio ambiente, que é tão importante para o agronegócio, passa também pelas mãos femininas.”

Raquel Menezes frisou um ponto muito importante durante a palestra, que é a importância da abertura ao diálogo, em todos os níveis organizacionais, ressaltando que infelizmente ainda existe um pequeno número de mulheres nas tomadas de decisões estratégicas. “Nós queremos de fato inserir as mulheres como um eixo de desenvolvimento das cooperativas. Na palestra que fiz, trouxe também exemplos de vários outros grupos de sucesso na região, e acredito que todas temos a ganhar quando nos conectamos umas às outras. Com certeza já temos grandes exemplos de mulheres protagonistas na cafeicultura e que tem um papel muito importante em torno da sustentabilidade”.

Tatiana Oliveira, colaboradora da CARPEC e que está coordenando o projeto Mulheres que Inspiram, realizou o lançamento e apresentou os objetivos e metas para o mesmo ao longo do ano. “Para mim é motivo de muito orgulho coordenar um projeto tão lindo como esse. Mulheres que Inspiram visa estreitar o público feminino com a CARPEC, através de palestras, capacitações, reuniões, workshops.... e para nós enquanto CARPEC, é uma honra celebrar este dia tão importante, e realizar o lançamento deste projeto, no Dia Internacional da Mulher, ao lado de mulheres que inspiram, que fazem a diferença na cafeicultura".

Logo após foram realizadas quatro homenagens a quatro mulheres inspiradoras. A primeira foi a Sra. Georgeta Maria de Jesus, mulher que dedicou uma vida inteira à produção cafeeira, foi uma das pioneiras na plantação de café na Região do Cerrado Mineiro e tem sido por muitos anos fonte de inspiração na atividade. Geogeta é cooperada na CARPEC desde 1971, portanto são 52 anos de CARPEC. Ela também foi homenageada com o lançamento do café torrado em grão, que leva seu nome na embalagem e que será comercializado no Supermercado da CARPEC nos próximos dias.

Também foram homenageadas Roberta Soares Pereira, que foi a grande campeã por cooperativa, no “Festival Elas no Cerrado Mineiro” – evento, organizado pelas cooperativas da Região do Cerrado Mineiro, que aconteceu no ano passado, cuja premiação foi entregue durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte-MG - e que além disso, conquistou mais premiações em 2022. Ela também ficou em Primeiro Lugar, na Categoria Natural, na Etapa Campeões CARPEC.

Além da Roberta, Patrícia Moreira Alves e Maria Eduarda Costa Veloso, respectivamente segundo e terceiro lugar no festival “Elas no Cerrado Mineiro”, também foram homenageadas pela cooperativa.

A palestrante, Doutora Raquel Menezes, afirma que o encontro foi muito positivo, e destaca a participação da equipe CARPEC. “A presença do Sr. Tarcísio Daniel, do vice-presidente Sr. Vanderlei Silva, do Superintendente Sr. Helder Boaventura e de todos os líderes que estão diretamente na CARPEC Coffee demonstra que estavam ali com interesse genuíno para que o projeto prospere e traga contribuição efetiva para a vida das mulheres cooperadas, suas famílias e a todas as pessoas envolvidas na cafeicultura.”

O evento foi finalizado com a certeza de que este é um movimento que está apenas começando, o sentimento é de que muitas conquistas virão e poderá ser celebrado outros tantos resultados positivos. “Não se trata de uma transformação de gênero, de mulheres, é uma transformação da liderança com inspiração e com referências femininas, pois existe sim muitas mulheres fazendo um trabalho incrível pela cafeicultura. Com certeza, Carmo do Paranaíba estará cada vez mais inserido nesse processo com o grupo Mulheres que Inspiram, coordenado pela CARPEC”, ressalta a palestrante Doutora Raquel Menezes.

Fonte: Comunicação - CARPEC