No dia 13 de novembro, a Escola Estadual Sizenando Amaral de Educação Especial, localizada em Carmo do Paranaíba, foi reconhecida com o 1º lugar no Troféu Escola de Atitude durante a cerimônia de premiação do 12º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, realizada em Uberlândia-MG. A premiação foi concedida pelo projeto “Sementes de Inclusão: Educação Especial e o Mundo do Café”, idealizado pela psicóloga da escola, Luiza Alvares, e inscrito pela CARPEC.
O projeto tem como foco a inclusão dos alunos da educação especial, utilizando o tema do café para contextualizar o aprendizado. Um dos aspectos mais significativos dessa iniciativa é o fato de que 70% dos estudantes da escola têm algum membro da família envolvido na produção de café, o que torna a proposta ainda mais relevante e próxima da realidade dos alunos. Através desse projeto, a escola não apenas promove a inclusão, mas também fortalece a conexão dos estudantes com a cultura local e com as oportunidades do campo, contribuindo para o desenvolvimento social e educacional da comunidade.
Além do 1º lugar, a CARPEC também se orgulha de ter inscrito o projeto da Escola Municipal Doutor Júlio do Couto Gontijo, também de Carmo do Paranaíba, que conquistou o 2º lugar, como projeto EMOCIONAR. Essa dupla vitória demonstra o compromisso das instituições da região em aliar educação e cultura local, incentivando projetos que impactam positivamente a comunidade.
A CARPEC celebra essas conquistas que refletem o poder transformador da educação e do cooperativismo, reforçando o papel essencial das escolas e da comunidade na construção de um futuro mais inclusivo e conectado às raízes do Cerrado Mineiro.
Confira o top-5:
1º Lugar:
Escola Estadual Sizenando Amaral | “Sementes de Inclusão: Educação Especial e o Mundo do Café” |
Cidade: Carmo do Paranaíba/MG
Indicação: CARPEC
2º Lugar:
Escola Municipal Doutor Júlio do Couto Gontijo | EMOCIONAR
|
Cidade: Carmo do Paranaíba/MG
Indicação: CARPEC
3º Lugar:
Escola Maria Luzia da Silva Morais | Projeto aprender a empreender |
Cidade: Guarda dos Ferreiros- Rio Paranaíba/ MG
Indicação: COOPADAP
4º Lugar:
APAE de Monte Carmelo, Minas Gerais, onde funciona a Escola Monsenhor Inácio
Kusch – Ensino Especial |
“Inclusão Escolar: Alfabetização e
Reabilitação de Alunos com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo na Escola Comum/ Regular” |
Cidade: Monte Carmelo
Indicação: MonteCCer
5º Lugar:
Escola Municipal Henriqueta Cassimira de Menezes | Transforma Ação – Empreender, Aprender e Realizar |
Cidade: Carmo do Paranaíba
Indicação: CARMOCER
FONTE/TEXTO: Comunicação CARPEC