Consórcio Cooperativo.

Consórcio Cooperativo.

Uma iniciativa recente, mas com ótimos resultados, o Consórcio Cooperativo Grupo Cemil (CCGC) comemora os resultados atingidos até o momento e se prepara para novas conquistas nos próximos anos.

"O Consórcio é intercooperativo. É um projeto que teve início em 2013 e conta hoje com sete cooperativas. Sendo que, ao longo destes seis anos de existência, movimentamos R$ 1,3 bilhão", ressalta o diretor executivo do CCGC, Nidelson Falcão.

Ele explica que o consórcio atua aglutinando as compras dos seus membros, ou seja, ao invés de as cooperativas comprarem de forma individual, o CCGC assume as compras dos principais itens para o funcionamento do negócio.

A dinâmica de compras funciona por meio de cinco núcleos: medicamentos para as lojas veterinárias; insumos para as fábricas de ração; transporte e logística; insumos para os laticínios; e itens de acessórios e peças para as lojas, defensivos, fertilizantes e sementes. "Estamos planejando ainda a criação de um novo segmento de compras para supermercados, que atenderá cerca de 20 lojas das cooperativas", projeta Falcão.

Além disso, para o futuro, a expectativa é que as cooperativas que integram a Fecoagro Leite Minas façam parte do consórcio, aumentando ainda mais o poder de negociação da organização.

Participam, hoje, a Cemil, Coopatos, Coopervap, Comadi, Coopa, Carpec e Cooperabaeté. E, no ano passado, a iniciativa do CCGC foi premiada em primeiro lugar na categoria intercooperação do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano.

Fonte: Sistema Ocemg - Giro Cooperativo