34 3851-7222

Notícias

Antecipar dessecação pode reduzir disseminação da Helicoverpa armigera

Noticia postada por Leonardo Gottems Foto: Antônio Grespan (arquivo pessoal) indicação Wanderson Souza

NELSON MOURA
QUARTA-FEIRA, 23/10/2013

Os produtores podem antecipar as dessecações para que não ocorra uma grande disseminação de mariposas da Helicoverpa armigera quando as culturas plantadas emergirem. A orientação é de Antônio Grespan, presidente do Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).
 
A dessecação antecipada dificulta a alimentação e sobrevivência das pragas na pré-semeadura.  Não podemos permitir que a Helicoverpa, na Bahia, chegue no tamanho nem no nível de infestação de outros Estados. Quanto maior a lagarta, mais difícil fica o combate”, alerta Grespan.
 
A H. armigera já provoca bastante prejuízo na safra brasileira 2013/14. No Paraná, por exemplo, a praga se multiplicou na Buva e deve atacar as culturas logo após a imersão das plantas. Também foram registrados muitos casos de lagarta no milheto, na tiguera das lavouras e nas ervas invasoras em Mato Grosso e São Paulo. Elas acabaram atacando a soja e o milho recém-emergidos.

Fonte: http://www.agrolink.com.br/

Comente

Desenvolvido pela itsit.es
Carpec - Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba Ltda. - Av. João Batista da Silva, 398 - Bairro JK - CEP 38840-000 - Carmo do Paranaíba - MG