34 3851-7222

Notícias

Encontro das mulheres do café

Dia 02/10/2014 às 14:00 acontecerá o segundo encontro.

NELSON MOURA
TERÇA-FEIRA, 30/09/2014

                A participação de mulheres em todos os segmentos econômicos tem sido evidenciada nos últimos anos como uma das importantes conquistas para a efetivação ou manutenção do desenvolvimento mundial.Segundo o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) o empoderamento contribui não apenas para a consecução da igualdade entre os sexos e promove a autonomia de mulheres, mas contribui também para vários outros objetivos, em especial os ligados ao desenvolvimento, como a redução da pobreza, fome, e promoção da saúde e educação. No Brasil, as mulheres já estudam mais que os homens, mas ainda têm menos chances de emprego, recebem menos do que homens trabalhando nas mesmas funções e ocupam os piores postos. Em 2008, 57,6% das brasileiras eram consideradas economicamente ativas, frente a 80,5% dos homens.

              Woman 10 é um projeto de formação empreendedora. Tem como visão geral, identificar, reconhecer e destacar a participação feminina na cadeia produtiva do café, como forma de atribuir maior inclusão delas nos negócios, agregando maior valor ao café produzido e comercializado na região do Cerrado Mineiro, o qual é reconhecido mundialmente pela sua ótima qualidade.

         O projeto almeja despertar o interesse das mulheres no agronegócio, passando a elas uma visão ampla no sentido de agregação de valor ao produto, além da capacitação para gestão da propriedade rural e integração delas. O projeto acontece inicialmente na região do alto paranaíba no estado de Minas Gerais, nos municípios de Carmo Paranaíba e Patrocínio. As protagonistas do projeto terão a missão de ser referência para as produtoras rurais e cada uma participará ao final de cada etapa do curso passando para as produtoras um pouco de sua história. As produtoras serão capacitadas pelo Time ENACTUS UFV-CRP. Ao final do curso elas terão que elaborar um plano de negócio que será revisado pelo Time. As mulheres poderão manter contato via uma rede de relacionamentos criada para integração de todas as mulheres participantes, mesmo após a conclusão do curso. Desta forma, estimulando a contínua busca pela inovação e empreendedorismo feminino.

Fonte: Cristina Alves

Comente

Desenvolvido pela itsit.es
Carpec - Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba Ltda. - Av. João Batista da Silva, 398 - Bairro JK - CEP 38840-000 - Carmo do Paranaíba - MG