34 3851-7222

Notícias

CLIMA TEMPO

Frente fria favorece chuva no Sudeste.

NELSON MOURA
TERÇA-FEIRA, 02/12/2014

SOMAR METEREOLOGIA -- Atualizado em 2 de Dezezembro de 2014 às 10:12

 

Confira a previsão completa para todas as regiões do país.

SUDESTE

Na quarta, dia 3, o potencial para chuva é muito pequeno no Sudeste do Brasil. Uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens carregadas ainda predomina e mantém a baixa umidade relativa do ar no período da tarde. As temperaturas seguem elevadas.

A partir da quinta, dia 4, no entanto, a aproximação de uma frente fria vinda do Sul do Brasil favorece o retorno da chuva para São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Há previsão de rajadas de vento e temporais, sobretudo entre o final da tarde e o início da noite, potencializados pelas temperaturas mais altas do período da tarde. 

SUL

Na quarta, a frente fria ainda atua sobre a região Sul, provocando pancadas de chuva nos três Estados. Entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina pode ocorrer chuva e transtornos como alagamentos e deslizamentos devido ao solo encharcado. O tempo fica firme somente na metade leste do Paraná e já começa a abrir um pouco mais no oeste do Rio Grande do Sul. 

Na quinta, o sistema frontal perde força e apenas sobre o Paraná ainda há previsão de chuva, de maneira mais constante e com menor potencial para temporais. O tempo abre no Rio Grande do Sul e na maior parte de Santa Catarina. Ao mesmo tempo, uma massa de ar mais frio e seco avança, derrubando as temperaturas do início do dia nos pontos mais altos e na região da Campanha gaúcha. 

CENTRO-OESTE

Na quarta, instabilidades conectadas a uma frente fria que avança lentamente pelo Sul do Brasil ainda provocam chuva em todo o Centro-Oeste, e aumentam de intensidade no Mato Grosso provocando temporais na porção central do Estado. Nos demais Estados pancadas de chuva moderada e de forma mais localizada ocorrem ao longo do dia.

Na quinta, como o sistema frontal avança para o Sudeste, as áreas preferenciais para chuva forte migram e ficam concentradas em Goiás e leste do Mato Grosso do Sul. As temperaturas entram em ligeiro declínio no Mato Grosso do Sul. 

NORDESTE

Na quarta, o predomínio é de tempo firme e ensolarado na maior parte do Nordeste. Nestes locais, as temperaturas entram em rápida elevação e o tempo segue muito seco ao longo do dia. Há previsão de chuva somente em pontos isoladas da faixa litorânea leste, que vai da Bahia até o Rio Grande do Norte, além do litoral maranhense.

Na quinta, as chuvas em forma de pancadas concentradas no fim de tarde avançam pelo Maranhão e diminuem mais sobre o leste do Nordeste. No interior, segue um padrão de tempo firme, ensolarado e quente. 

NORTE

Na quarta, pancadas de chuva ocorrem ao longo do dia entre Rondônia, Acre, Amazonas, Tocantins e sul do Pará. Com uma frente fria organizando um corredor de umidade, há risco de chuva mais forte sobre Rondônia. O tempo fica firme e bastante quente no norte do Pará, nordeste do Amazonas, Roraima e Amapá.

Na quinta, nada muda e as chuvas ficam concentradas na metade sul da região, com tempo mais firme entre o Amapá e Roraima.

Fonte: www.canalrural.com.br

Comente

Desenvolvido pela itsit.es
Carpec - Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba Ltda. - Av. João Batista da Silva, 398 - Bairro JK - CEP 38840-000 - Carmo do Paranaíba - MG